Benfica inaugura hoje a primeira “zona 30” de Lisboa
Poderá ser a solução há muito reclamada para pôr cobro à sinistralidade dentro de diversas zonas da cidade. E, certamente, assume-se como uma medida amiga dos peões e dos ciclistas, prometendo ainda colocar algum freio no elevado número de atropelamentos registados. O relativamente pouco conhecido Bairro do Charquinho, situado em Benfica, tem a honra de ser o primeiro em Lisboa a ver entrar em funcionamento uma Zona 30 – no perímetro da qual os carros não podem ultrapassar os 30 quilómeros por hora. A inauguração é hoje (quarta-feira, dia 23), às 11h30. Trata-se de uma medida inovadora, que, numa primeira fase, se vai estender a mais cinco áreas: Carnide, Arco Cego, Bairro das Estacas, São Miguel e Encarnação. Todas elas fazem parte de um conjunto mais alargado de três dezenas, onde a Câmara Municipal de Lisboa quer minorar os efeitos do tráfego automóvel.
A iniciativa camarária, além de diminuir a velocidade dos automóveis e a sinistralidade dela decorrente, pretende ainda reduzir o tráfego de atravessamento indesejado, bem como a poluição sonora e ambiental em áreas de características residenciais. Para além da delimitação destes perímetros urbanos, com sinalização vertical e a introdução de medidas que obrigam ao abrandamento de quem lá entra, as zonas 30 caracterizam-se por diversas intervenções no espaço que desincentivam a condução em velocidade elevada, a saber: redução da largura da via e aumento do espaço pedonal; introdução de elementos que transmitam a percepção de redução da largura da via aos automobilistas (arbustos/árvores, mobiliário urbano, entre outros); descontinuidade no alinhamento do eixo rodoviário; ou a partilha entre peões e veículos dos espaços de circulação.