Nas últimas semanas, um colectivo artístico lisboeta tem afixado cartazes por toda a Baixa Pombalina com o objectivo de alertar para aquilo que consideram ser um “sismo turístico” no centro da cidade. A acção, intitulada “Terremotourism: instruções de emergência em caso de transformação urbana produzida por sismo turístico”, é constituída por cartazes onde se podem ler as normas de segurança geralmente utilizadas em caso de terramoto, mas aplicadas ao crescente aparecimento de unidades hoteleiras na Baixa.

“Fizemos esta relação entre o Terramoto de Lisboa e o sismo turístico que vai mudar completamente a zona”, explica um dos membros do Left Hand Rotation, um grupo com raízes em Espanha mas que já desenvolveu outras iniciativas em Lisboa – que preferiu não ser identificado. Para eles, o que está actualmente a acontecer “é como a onda do maremoto: primeiro o abandono e depois a especulação. Um bairro onde não moram pessoas não é um bairro seguro e, sem um tecido social forte, há especulação privada”, dizem.

 

fotografia-251

 

Para já, esta iniciativa fica-se pela afixação de cartazes, mas o grupo admite vir a desenvolver outras acções do mesmo género, uma vez que está contra “a ideia de pensar-se a cidade como marca, como produto”, o que actualmente acontece, acusa. A totalidade das instruções pode ser consultada aqui (http://lefthandrotation.blogspot.pt/2014/03/terremotourism-instrucciones-de.html).

 

Texto: João Pedro Pincha

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa