Um parque infantil; parques de estacionamentos de bicicletas; a instalação de bancos e espreguiçadeiras para permitir a confraternização entre vizinhos; informação complementar de toponímia; a criação de uma praceta arborizada ou ainda um sistema de escadas amigas das bicicletas. Estas são apenas metade da dúzia de propostas colocadas a votação, até 30 de Setembro, no Orçamento Participativo de Arroios (OPA) 2015. O valor máximo a gastar em cada proposta não poderá ultrapassar os cinco mil euros, num total de 45 mil euros disponibilizados pela Junta de Freguesia de Arroios para a primeira edição deste instrumento de participação pública.

 

A escolha dos projectos a financiar pela autarquia começou a 21 de Julho, sendo possível aos residentes na freguesia e aos alunos do parque escolar de Arroios com mais de 16 anos – mediante apresentação do cartão da escola – exercerem o seu direito de voto na sede da Junta de Freguesia de Arroios, no Largo do Intendente, e ainda nos quatro pólos da edilidade: Anjos, São Jorge de Arroios, Pena e Saldanha. Terminada a votação, os vencedores serão conhecidos duas semanas depois, a 15 de Outubro.

 

Prevê-se o início da execução de todos eles, “até Dezembro de 2015”, estabelece o regulamento do OPA 2015 – no qual se lê também que “os quatro primeiros projetos da mencionada lista serão automaticamente selecionados para execução” e “os restantes projetos serão selecionados por ordem decrescente até esgotar o valor reservado para o Orçamento Participativo”. Isto quer dizer que, em conjunto, as quatro propostas mais votadas receberão, no máximo, 20 mil euros, estando os restantes 25 mil euros destinados a fazer o máximo que for possível a partir das demais propostas colocadas a votação.

 

E da dúzia de coisas escolhidas pelos serviços da junta – de um total de 26 propostas recebidas, até 25 de Maio -, há de tudo um pouco. A proposta numerada como a 1 defende a criação de um parque infantil no interior do Mercado de Arroios. Já a proposta 3 quer que seja levada a cabo uma “campanha informativa sobre a praga dos pombos”, sensibilizando as pessoas para “não darem alimento comum aos pombos, incumprindo a lei e incorrendo das respetivas multas, e referir as doenças que estes animais geram no ser humano”. A proposta 12 pede a criação do Cinzeirão, ou seja, a instalação de cinzeiros “em cada esplanada, esquina ou jardim”. Já a proposta 6 pede a “instalação de infraestruturas de apoio para transporte de bicicletas nas escadas da freguesia”.

 

Lista de propostas a votação: http://participarroios2015.pt/listas/

 

Texto: Samuel Alemão

 

Comentários
  • Paulo Borges
    Responder

    “Repensar e aprofundar a democracia, explorando formas de passar da democracia representativa para uma democracia… http://t.co/XGpupNhr66

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com