Assembleia Municipal de Lisboa sugere a construção de ligação de comboio a Loures

ACTUALIDADE
Samuel Alemão

Texto

MOBILIDADE

Cidade de Lisboa

22 Julho, 2016


Aproveitando uma ideia já lançada pela Câmara Municipal de Loures, a Assembleia Municipal de Lisboa (AML) prepara-se para recomendar ao Governo que realize um estudo para a construção de uma nova linha de comboio entre a capital e a região Oeste, através do concelho de Loures. Um investimento que poderia ser feito, “mantendo em funcionamento a actual ligação à linha de Sintra através de Meleças”, diz a proposta de deliberação sobre a Linha Ferroviária do Oeste, redigida pela comissão de mobilidade e segurança da AML e que será debatida e votada na próxima sessão da assembleia, na terça-feira (26 de julho).

O documento, que parte de uma discussão realizada pelos membros desta comissão especializada em transportes da AML – na sequência de uma reunião convocada e realizada, a 26 de Fevereiro, pela Assembleia Muncipal de Loures, na qual participaram membros os órgãos congéneres dos “municípios atravessados pela linha ferroviária do Oeste, ou de outros que têm influência próxima dos movimentos de transportes desta infra-estrutura ferroviária” -, defende a construção de uma extensão da Linha do Oeste através do território do concelho de Loures, “em ramal autónomo, que pudesse ser dirigido para Lisboa”.

Algo que se deverá juntar “à requalificação da linha ferroviária do Oeste, na totalidade do seu troço”. Outra das recomendações desta deliberação é a de que se peça ao Governo e à Área Metropolitana de Lisboa que promovam a realização de “estudos e projectos que ponderem as necessidades de interligação/articulação adequada entre a Linha Ferroviária do Oeste e as restantes redes de transportes ao nível metropolitano”. Algo que, defende o texto, se justificaria “numa perspectiva de sustentabilidade económica e ambiental, tendo em vista a necessária coesão territorial dos concelhos directa ou indirectamente abrangidos”.

A deliberação, que vai ser discutida e votada no plenário da assembleia municipal três meses após ter sido redigida, faz um diagnóstico dos muitos problemas existentes na Linha do Oeste. Entre os quais destaca os “sistemas de exploração tecnologicamente ultrapassados e que assentam essencialmente no factor humano”, o material circulante que se “encontra ultrapassado ao nível de conforto e prestações dinâmicas face ao utilizado na generalidade dos restantes países europeus” ou os “tempos de trajecto demorados que penalizam a opção pelo comboio em detrimento do transporte pesado de passageiros”.

Por isso, os deputados municipais da comissão de mobilidade consideram que a modernização desta linha “é positiva para Lisboa e alinha-se com outros projectos que estão em curso, como a requalificação da Segunda Circular e a expansão da rede de metropolitano para a freguesia da Reboleira, no concelho da Amadora”.

MAIS ACTUALIDADE

COMENTÁRIOS

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografias & Fotografia

Paula Ferreira
Fotografía

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Send this to a friend