Já é conhecida a temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) para 2014. Sophia de Mello Breyner Andresen é a musa inspiradora que atravessa toda a programação. Em Sophia a paixão da dança salpicou quase toda sua poesia: “Numa disciplina constante procuro a lei da liberdade medindo o equilíbrio dos meus passos.”

 

Texto: Rui Lagartinho   

Fotografia: Companhia Rosas (Anne Teresa de Keersmaeker)

 

Um dos mitos fundadores da cultura ocidental abre em Fevereiro a temporada 2014 da CNB. “Orfeo e Euridice” é uma homenagem ao compositor Christoph Willibald Gluck que nasceu há trezentos anos. Olga Roriz assina a coreografia do espectáculo a que se junta a orquestra barroca Divino Sospiro.

É uma das mais aguardadas estreias da temporada, que por uma associação de ideias se pode ligar a uma outra efeméride, a dos cem anos da revista modernista Orpheu. “Lídia” é o espectáculo dessa homenagem. Desde Horácio, poeta latino do séc. I a.C., até aos nossos dias, Lídia é um nome maior de um personagem recorrente em toda a poesia europeia. Na literatura Portuguesa, Lídia foi inspiração para poetas como Almeida Garrett, Filinto Elísio, José Tolentino Mendonça, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner Andresen e escritores como José Saramago, mas é sobretudo a Ricardo Reis que ela ficará intimamente ligada. É a última criação contemporânea da temporada e associa o coreógrafo Paulo Ribeiro ao compositor Luís Tinoco.

A terceira parceria junta outro coreógrafo convidado habitual da CNB, Rui Lopes Graça, e o percussionista Pedro Carneiro. “Tempestades”, em palco em Outubro, é um mergulho no romantismo alemão em todas as suas contradições intrínsecas. No reportório dito clássico, regressam o “Lago dos Cisnes” “Giselle” e uma nova versão do “Quebra-nozes”.

Outra presença que se alarga no reportório da CNB é a colaboração com a belga Anne Teresa de Keersmaeker. “Un Moto di Gioia”, a partir de árias de concertos de Mozart, é quinta obra da coreógrafa que passa a integrar o reportório da companhia já a partir da Primavera.

Esta é um facto que deixa Luís Taveira, a directora artística da CNB, visivelmente orgulhosa: “Só com a companhia de bailado da ópera de Paris existe tamanha confiança. E eu acho que isto atesta bem da confiança da coreógrafa na qualidade dos bailarinos da CNB”.

Internacionalização que será posta à prova com a apresentação em Gotemburgo, Suécia, do “Lago dos Cisnes” da CNB e que permitirá em troca ver em Lisboa os últimos trabalhos de dois importantes coreógrafos internacionais Sidi Larbi Cherkaoui e Saburo Teshigawara, produzidos para a ópera de Gotemburgo. O programa European Dance Exchange é uma das novidades deste ano.

O orçamento da CNB para a programação é igual ao de 2013, oitocentos mil euros. Trezentos mil provêm da EDP, mecenas principal da CNB. “É o orçamento possível. Mas a previsão, quase de certeza, de uma evolução positiva nas receitas da bilheteira deste ano, faz-nos estar bastante optimistas”, conclui Luísa Taveira.

 

 

Mais informações em www.cnb.pt

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com