Desta quinta-feira até sexta-feira da próxima semana, la famiglia muda-se para Lisboa. É este o tema da sétima edição da Festa do Cinema Italiano, que traz ao São Jorge e à Cinemateca o melhor da produção transalpina do último ano, uma retrospectiva de Mario Bava e ainda um inédito de Orson Welles.

O filme Viva a Liberdade, de Roberto Andò, que conta no principal papel com Toni Servillo – que recentemente se pôde ver em A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino – abre esta noite o festival, no São Jorge. Para o encerramento, a proposta é O Capital Humano, de Paolo Virzì, também na sala da Avenida da Liberdade.

Paralelamente à exibição de produções mais recentes, a Cinemateca Portuguesa dedica este ano um ciclo de retrospectiva à obra de Mario Bava, cujo centenário se comemora em 2014. Serão assim exibidos sete filmes do realizador italiano nas salas da Rua Barata Salgueiro e mais três no São Jorge.

Haverá lugar ainda para a revelação de um achado cinematográfico: a exibição de um filme de Orson Welles que se julgava perdido até há pouco. Too Much Johnson, o primeiro filme do realizador que deu ao mundo obras como Citizen Kane ou Touch of Evil, estreou mundialmente em Pordenone, em Itália, num festival dedicado ao cinema mudo, e chega agora a Lisboa para duas sessões: na Cinemateca (dia 16) e no São Jorge (dia 17).

Para completar o programa cinéfilo, há aulas de italiano, um cine-jantar (com a exibição do clássico O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci), o lançamento de um livro de António Tabucchi, um roteiro gastronómico italiano da capital e ainda festas em conhecidos espaços da noite lisboeta.

 

Mais informações: www.festadocinemaitaliano.com

 

Texto: João Pedro Pincha

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com