Benfica não é só terra de futebol. Benfica tem um armazém que não serve para guardar tralha. Este armazém guarda um circo, mas não por muito tempo. O Armazém 13 (A13) é um espaço de circo contemporâneo e em breve precisará de um novo tecto.
Localizado desde a sua formação, em 2011, na Avenida Gomes Pereira, o Armazém 13 continua à procura de investimento por parte de privados ou do governo, apesar do apoio da Junta de Freguesia de Benfica. O espaço actual é arrendado e está na iminência de ser demolido. O projecto pretende encontrar um novo local para continuar a produzir as suas peças inovadoras, a apoiar os artistas da área e a ensinar as suas artes.
Este armazém artístico alberga várias actividades: desde aulas de circo para crianças a aulas de acrobacia aérea para adultos, passando por aulas de dança contemporânea e de yoga, são cada vez mais os interessados nos cursos que o Armazém 13 tem para oferecer. Para além destas aulas, no último sábado de cada mês é organizado o Cabaret Circo, um espectáculo de variedades, com circo, música, dança e magia para toda a família.
Qualquer artista pode candidatar-se. “É preciso ter uma obra consistente em relação ao cabaret, isto é, não julgamos as obras, mas a sua consistência no nosso palco e no espectáculo”, esclarece Raquel Nicoletti , membro fundador do A13.
Raquel convida toda a gente a conhecer o Armazém 13 e a ver com os próprios olhos porque é que este é um espaço único e merece o reconhecimento da cidade. Nem os armazéns servem só para guardar tralha, nem os circos têm de ser só no Natal. Lisboa tem um circo contemporâneo e os circos fazem as cidades mais felizes. Não o deixemos fugir.
Texto: Mariana Garcia Fotografia: Nuno Soveral
um texto bonito e necessário. e fiquei com vontade de conhecer o armazém 13
Estás desde sempre convidada.
E vivam os circos para além do Natal! Um texto muito bem escrito!
Os espaços alternativos de culturas artíticas alternativas são um grande alimento da vida da cidade. Os espaços convencionais e as artes convencionais precisam desse alimento…
Obrigada por este texto sobre um assunto que desconhecia
Gostei de ler esta clarificante apresentacao do A13.
Icentivemos o circo e as expressoes artisticas. Cultura nao deve ter preco.
Obrigado