Será um regresso, embora num formato bem diferente. O lugar onde funcionou o antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, deverá abrir portas como centro cultural, em meados de 2016. O protocolo de delegação de competências da Câmara Municipal de Lisboa (CML) na junta de freguesia local foi assinado, ao final da tarde desta segunda-feira (2 de Novembro), prevendo a criação de um espaço cultural aberto à comunidade e que incluirá uma biblioteca no mesmo sítio em que existiu, até 1981, uma das mais icónicas salas de cinema da capital.

 

O equipamento cultural funcionará num piso térreo – adquirido pela CML, no ano passado, por 1,42 milhões de euros, com este objectivo – de um edifício que partilha com a antiga sala de projecção pouco mais que a localização e a memória. Isto porque o cinema inaugurado na década de 1930 foi demolido para dar lugar a um outro imóvel. A criação do espaço, que será gerido pela junta, é o materializar de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa 2009/2010, dinamizada pelo movimento cívico SOS Cinema Europa.

 

A vitória na referida edição do OP garantiu ao projecto uma verba de 690 mil euros. De acordo com o orçamentado pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a maior parte de tal verba, 480 mil euros, será gasta em obras, sendo que 176 mil euros se destinam a equipar o seu interior: mesas, cadeiras, estantes, ar condicionado, equipamento audiovisual, livros, entre outros. Além da biblioteca e sala de leitura, destinada a crianças e adultos, o novo pólo cultural albergará um espaço multiusos, com auditório e sala de exposições, e ainda um pequeno jardim de inverno.

 

Texto: Samuel Alemão

 

  • Jorge Parente Baptista
    Responder

    Como é que um piso térreo custa mais de um milhão de euros?

  • Tuga News
    Responder

    [O Corvo] Antigo Cinema Europa abre como centro cultural de Campo de Ourique em 2016 https://t.co/A00er5QfFn

  • Xana Fidalgo
    Responder

    Ana Catarina Caetano

  • Paulo Ramos
    Responder

    ao menos não abriu mais um local de uma seita religiosa

  • Patrícia Ramos
    Responder

    Mais um triste fim!! Não é para seitas religiosas mas é para as seitas consumistas…!! 🙁 Infelizmente mais um ícone de Lisboa, muito mal transformado. :-(((((

  • Mundo Notícias
    Responder

    Antigo Cinema Europa abre como centro cultural de Campo de Ourique em 2016 https://t.co/fCNY76GiNi

  • Paula Soto Maior
    Responder

    Do outro lado da rua havia uma sapataria onde entrei, há uns 30 anos atrás, pra provar umas botas. O Zorba, um Castro Laboreiro que tinha resgatado há menos de 2 meses, estava comigo e ainda mal habituado aos sons da cidade. De repente assustou-se e eu distraída que estava deixei-o fugir. Num pé a bota, noutro um sapato e vai de correr atrás dele… Já nessa altura o Europa estava de rastos. Também nunca foi um edifício elegante que se precisasse salvar, mas Campo de Ourique merece um centro cultural.

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com