É a maior edição de sempre: à Ilustrarte de 2014 concorreram 1987 candidatos representando 72 países.

 

Texto: Rui Lagartinho        Fotografias: David Kong

 

Um labirinto suficientemente organizado de cores claras, um circuito de cubos, inspirado num jogo infantil de um arquitecto suíço, em tons suaves de amarelo, rosa, laranja e verde recebe no Museu da Electricidade o visitante da Ilustararte`14. Uma estrutura permeável, feita de espuma que convida ao mergulho, ao sonho, à evasão.

A bienal Internacional de Ilustração para a Infância é um certame que se soube afirmar em seis edições como uma referência mundial neste sector, graças ao trabalho empenhado dos comissários Ju Godinho e Eduardo Filipe.

Ao pegar numa das lendas mais populares da Colômbia, a do acordeonista Pacho Rada, a alemã Johanna Benz convenceu unanimemente o júri. O livro “Pacho-Rada- mas eu não sou nada sem o meu acordeão” foi o grande vencedor da Ilustarte`14.

 

IMG_0318

 

“Percebemos que a escolha do júri poderá surpreender num primeiro momento alguns visitantes. Mas há ali um lado selvagem, originalíssimo, que justifica a escolha”, explica Ju Godinho. Continuando na América Latina, o argentino Diego Bianki propõe, com o álbum “Fazemos parte de algo muito maior”, um puzzle com a utilização de caixas recicladas. Ganhou uma das menções honrosas do júri. A outra, já de regresso ao coração da Europa, foi para o trabalho da polaca Urszula Palusinska, que concebeu um dicionário gráfico Yiddish-Polaco para crianças.

“Mais uma vez, a Ilustrarte mantém-se fiel ao lema todos diferentes, todos iguais. Iguais na imaginação e na qualidade dos trabalhos”, conclui Eduardo Filipe.

Entre os cinquenta trabalhos, os portugueses Bernardo Carvalho, André da Loba, Marta Monteiro, João Vaz de Carvalho e Teresa Lima representam a diversidade de escolas e influências com traços bem distintos. Este passeio pelo microcosmos da ilustração pode, aliás, testar-se com Portugal ou com o mundo aqui representado, com trabalhos de países tão diversos como a Bélgica, o Japão, o Chile, a Rússia, o Irão, a Suiça ou Taiwan. O percurso de eleição é deixado ao critério de cada um dos visitantes.

 

IMG_0333

 

Nesta edição, há duas homenagens. A primeira ao trabalho de uma artista de referência nesta área, a italiana Chiara Carrer. O seu mundo de lendas e sonhos preenche uma parede comprida do espaço do Museu da Electricidade.

A outra reúne, numa pequena biblioteca, o conjunto de livros escritos por José Jorge Letria, que o visitante pode descobrir ou revisitar. “A força do trabalho do José Jorge está na capacidade imensa de criar, com as palavras, imagens que são excelentes metáforas, que desafiam os bons ilustradores”, explica Eduardo Filipe.

Pela última edição da Ilustrarte passaram mais de vinte mil visitantes. A Edição 2014 pode ser visitada gratuitamente até 13 de Abril, no Museu da Electricidade, em Lisboa, viajando depois para Ghent, na Bélgica.

Mais informações em www.ilustrarte.net

Comentários

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Corvo nasce da constatação de que cada vez se produz menos noticiário local. A crise da imprensa tem a ver com esse afastamento dos media relativamente às questões da cidadania quotidiana.

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Em paralelo, se as tecnologias cada vez mais o permitem, cada vez menos os cidadãos são chamados a pronunciar-se e a intervir na resolução dos problemas que enfrentam.

Gostaríamos de contar com a participação, o apoio e a crítica dos lisboetas que não se sentem indiferentes ao destino da sua cidade.

Samuel Alemão
s.alemao@ocorvo.pt
Director editorial e redacção

Daniel Toledo Monsonís
d.toledo@ocorvo.pt
Director executivo

Sofia Cristino
Redacção

Mário Cameira
Infografías 

Paula Ferreira
Fotografía

Margarita Cardoso de Meneses
Dep. comercial e produção

Catarina Lente
Dep. gráfico & website

Lucas Muller
Redes e análises

ERC: 126586
(Entidade Reguladora Para a Comunicação Social)

O Corvinho do Sítio de Lisboa, Lda
NIF: 514555475
Rua do Loreto, 13, 1º Dto. Lisboa
infocorvo@gmail.com

Fala conosco!

Faça aqui a sua pesquisa

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com