O centenário Jardim do Campo Grande modernizou-se e está agora mais arejado, embora ainda com obras em curso no interior. Abriu finalmente a ala norte e, no fim-de-semana passado, já vogavam barcos no lago, despertando o lado romântico deste espaço público. Mas, em tempos de crise e vá-se la saber porquê, a grande coqueluche era mesmo o novo parque canino, que parecia o paraíso dos cães. Saltavam e ladravam tão contentes, no recinto murado a madeira onde há jogos e brincadeiras para os animais, que pareciam fazer inveja aos donos, algo mais contidos.
Entre as novidades neste velho jardim agora reaberto, há também campos de padel. Várias duplas de raquetes em riste ocupavam um deles, no domingo passado, aproveitando o sol que, a espaços, vai brilhando por estes dias. Nesta renovação, promete-se também, para crianças e crescidos, jogos de matemática ao ar livre. Mas, no domingo, não foi ainda possível perceber onde se realizam e quando.
As obras tinham vedado a ala norte do Campo Grande, há já mais de um ano, e foi com entusiasmo que os moradores da zona ocuparam outra vez este espaço público, cuja reabertura foi sucessivamente adiada. Não estando ainda concluída – falta repor ligações de percursos, remodelar o antigo Centro Comercial Caleidoscópio, entre outras coisas – , a nova versão do Jardim do Campo Grande permite, de novo, respirar fundo.
Texto: Fernanda Ribeiro Fotografias: Carla Rosado