O olhar dos curiosos acompanhava ontem os derradeiros trabalhos de preparação da instalação da área balnear que, a partir das 10 horas desta sexta-feira, 1 de Agosto, começa a funcionar no Jardim do Torel. O inusitado da proposta justificava toda a admiração ante o quadro que se ia completando ao final da tarde de um dia muito embrulhado e desagradável. E, apesar de não o dizerem, todos faziam figas para que o tempo melhorasse.
Os técnicos ao serviço da Junta de Freguesia de Santo António, promotora da inédita iniciativa que durará até ao último dia do mês, atarefavam-se em múltiplos arranjos e detalhes de última hora na preparação das diversas valências da temporária infraestrutura: o tanque de água, o areal artificial delimitado por um deck de madeira, as casas de banho, a sinalização específica ou o chuveiro. Tudo visto ao pormenor.
Além deles, também havia quem ultimasse a restante oferta da sazonal estância de veraneio, situada junto ao Campo dos Mártires da Pátria – com horário de funcionamento entre as 10h e as 20h e que terá a vigilância garantida por dois nadadores-salvadores. Quiosques para a venda cervejas e de gelados, esplanadas e até um triciclo que fará a venda de limonadas eram visíveis. O céu cinzento e a temperatura fresca que se faziam sentir nada tinham que ver com o que se esperaria das vésperas de Agosto. Os dias de sol hão-de voltar à cidade.
Texto: Samuel Alemão