Vai nascer uma nova praça, com jardim, em frente ao Cemitério do Alto de São João

por • 14 Junho, 2017 • Actualidade, Slideshow, URBANISMOComentários (21)337

Uma nova área de convivência e estadia, mais amiga dos peões e das bicicletas, bem como maiores espaços verdes. De forma resumida, pode definir-se assim a fórmula que, à imagem do que tem acontecido nas intervenções feitas noutras zonas da cidade, no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, será aplicada na Parada do Alto de São João, na Penha de França. A intervenção proposta pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), e cujos planos foram dados a conhecer à população na semana passada, apenas deverá arrancar após 2017.

 

Mas as imagens agora divulgadas deixam adivinhar, desde já, uma revolução no espaço público numa área que, até agora, tem funcionado sobretudo como um grande parque de estacionamento em frente ao Cemitério do Alto de São João. Quando a intervenção estiver concluída, os automóveis deixarão de ser os principais protagonistas do que se pretende venha a ser uma nova centralidade naquela área da cidade. E isto, garante o estudo que sustenta o projecto de requalificação avançado pela autarquia, sem reduzir o número de lugares de estacionamento. Na verdade, até deverão aumentar um pouco.

 

 

Ao alargamento dos passeios, à introdução de mais vegetação e ao aumento dos espaços verdes, com mais sombras no espaço público, juntar-se-á o ordenamento da circulação e do parqueamento automóvel – passando este a ser efectuado em dois anéis daquela praça, um interior e outro exterior, que oferecerão 234 lugares, por oposição aos actuais 217. A construção de um silo automóvel estará também a ser considerada. A grande mudança promovida por este obra – que custará 800 mil euros e durará seis meses a executar – sucederá, porém, no centro da semi-circunferência pensada para ser um local de desfiles militares – o que, aliás, justifica a sua toponímia, Parada do Alto de São João.

 

Sem extinguir a possibilidade de tal uso, nascerá ali uma ampla área de circulação pedonal e estadia, à qual será conferida maior atractividade através da instalação de um quiosque de comidas e bebidas. Ao lado, haverá ainda lugar para um parque infantil. Para além disso, e com objectivo de promover a ligação pedonal entre a parada e o cemitério e também a acalmia de trânsito, suprimir-se-á uma das faixas de rodagem, no sentido Rua Morais Soares-Avenida Afonso III. Sobrará aí uma faixa dedicada aos transportes públicos, passando a restante circulação a ser feita em torno do largo. Como noutros locais sujeitos a intervenções similares, optar-se-á pela construção de passeios rebaixados, com pavimentos mais suaves ao andar e passadeiras mais amplas.

 

Texto: Samuel Alemão

 

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21 Responses to Vai nascer uma nova praça, com jardim, em frente ao Cemitério do Alto de São João

  1. Isabel diz:

    Já se percebeu que esta fúria renovadora pretende reduzir o trânsito automóvel, a coberto do argumento da criação de “áreas de circulação pedonal e de estadia”. Acontece, porém, que os lisboetas se deslocam e o trânsito está cada vez mais caótico na cidade. Antes de desatar a fazer novas praças, deveria a Câmara acertar-se com o Governo para melhorar os transportes públicos de Lisboa e a criação de parques de estacionamento nas entradas da cidade.

  2. Então e a foz do rio Trancão no Parque das Nações?

  3. é melhor não comentar!

  4. Logo agora que estamos a três meses e meio das eleições autárquicas!

  5. ca a l’air top, Voilà un bel endroit pour faire un diner 🙂

  6. Deve ser para porem lá vendedores ambulantes ilegais com fartura nos Finados.

  7. Carina Paquete, próximo da nossa nova casa

  8. Jorge diz:

    Excelente! Lisboa cada vez mais verde, acessível e usufruível!

    Obrigado ao José Sá Fernandes e ao restante executivo!

    O tempo dos logradouros e dos pequenos espaços públicos da cidade de Lisboa estarem constantemente apinhados e transformados em autênticos parques de estacionamento, já era..

  9. André Afonso diz:

    Se ficar assim, é realmente incrível. A zona precisava de local agradável como este para estar.

  10. Jorge diz:

    Esta alteração teria vantagens se fosse acompanhada de um parque de estacionamento subterrâneo, como se fez há uns anos no Campo Mártires da Pátria.
    Retiravam-se os automóveis da superfície e ganhava-se espaço público, sem prejudicar moradores e comerciantes.
    Uma cidade deve ser gerida de forma equilibrada, tendo em atenção os diferentes interesses.

  11. Pedro Alves diz:

    Aquela obra só faz sentido com um parque de estacionamento subterrâneo.

  12. Muito mau. Esperem até ao primeiro enterro em que os carros não tenham sítio para parar e acompanhar os mortos…. Já para não falar dos moradores que perdem estacionamento e zona verde. Lamentável.

  13. Fernando diz:

    Já pensaram em ouvir os moradores antes de fazer as obras?

  14. João Ferreira diz:

    Infelizmente é a realidade que temos só se trabalha para o turismo, os residentes, os que pagam IMI,taxas á EMEL, IUC que em Lisboa não é tão pouco assim, somos os verdadeiros prejudicados com a falta de estacionamento e transportes, pois é ver apartir das 21h quase que se evaporam, não cumprem horarios, suprimem carreiras, quando hoje em dia cada vez mais se trabalha em amplitudes maiores de horários, mas para estes senhores é fácil falar em reduzir transito e estacionamento pois podiam utilizar os transportes como fazem noutras cidades europeias, mas não, é ver em todas as juntas e serviços da cml os lugares reservados e já para não falar no parque da Praça do município onde oe lugares reservados são às dezenas. Como diz o ditado: “Assim prega frei Tomás, faz o que ele diz, e não olhes ao que ele faz”

  15. Osvaldo Medina diz:

    Como morador na rua Lopes( desde 2007) adorava que me explicassem como é que o nºde lugares de estacionamento vai aumentar? Há um parque subterrâneo? Tem que haver um equilíbrio entre o melhoramento da cidade e a utilização de quem paga impostos e habita o local, sabendo nós que este bairro é eminentemente de habitação. O parque que existe hoje tanto serve os habitantes , à noite, como serve a quem vem a funerais durante o dia. Outra coisa que tem que ser melhorada são os transportes públicos. Dois autocarros só( por vezes muito espaçados), não chegam para uma população que tem aumentado nos últimos anos.

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