Junta de Santo António cria espaço para ocupar tempos livres dos adolescentes

por • 23 Novembro, 2016 • Actualidade, SlideshowComentários (1)632

Um lugar para aprender, agir e criar. É este o mote do Projecto Bússola, a inaugurar pela Junta de Freguesia de Santo António, no dia 28 de novembro (segunda-feira), pelas 17h30, e destinado aos jovens em idade escolar do 5.º ao 9.º ano, ou seja, dos 10 aos 14 anos. “Muitas vezes, os pais chegam a casa cansados do trabalho e não têm paciência ou disponibilidade para acompanhar os filhos. E é aqui que queremos ajudar, permitindo que os jovens ocupem o tempo que sobra fora do seu período lectivo”, explica ao Corvo Filipa Veiga, responsável da autarquia pela gestão deste espaço, criado para dar apoio nas vertentes educativa, cultural, desportiva e de civismo. A frequência do mesmo custará entre 20 a 50 euros por mês, consoante os rendimentos dos pais.

 

Nascido de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Portugal Telecom, o espaço situa-se na Travessa do Rosário 31 A, localizada entre a Praça da Alegria e o Príncipe Real, e destina-se preferencialmente aos moradores da freguesia – embora se encontre aberto a toda a cidade. “Daremos prioridade aos miúdos de Santo António, mas, se existirem vagas, não diremos que não a quem nos procurar vindo de outras freguesias”, diz Filipa Veiga, informando que haverá vagas para entre 35 a 40 jovens. E o que o espaço tem para oferecer é uma “orientação aos jovens para uma melhor cidadania através de várias componentes”. Estas estão divididas nas tais três áreas (Agir, Aprender e Criar), tuteladas por dois monitores certificados e uma professora.

 

bussola-2

 

O acompanhamento escolar será ali feito através da área “Aprender”. “Agir” será o lema sob o qual se desenvolverão as actividades de convívio e recreio entre jovens de diferentes idades, “combatendo a atual tendência para o isolamento dos pré-adolescentes, estimulando-os a agir em sociedade, com respeito pelo próximo”. Este será um espaço de actividade livre, focado não só nas novas tecnologias (computadores e playstation), mas também em jogos de tabuleiro, cartas ou setas, na escrita criativa, no “snooker científico” e na fotografia, dispondo ainda de uma zona para leitura. Já a valência “Criar” consistirá num estúdio para a prática de modalidades desportivas e artísticas, entre as quais se incluem aulas de ballet (destinadas a crianças dos 3 aos 5 anos, acontecem às segundas e quartas das 17h45 às 18h30), de dança, de música ou de esgrima.

 

Mais informações: www.jfsantoantonio.pt/?post_type=doc&p=8420

 

Texto: Samuel Alemão

 

Pin It

Textos Relacionados

One Response to Junta de Santo António cria espaço para ocupar tempos livres dos adolescentes

  1. Jorge diz:

    Parece uma boa iniciativa, mas o facto de se ter de pagar poderá afastar os que provavelmente mais precisam.