Já começaram os trabalhos de reparação da fachada vandalizada da Igreja do Loreto

por • 27 Novembro, 2017 • Actualidade, BAIRROS, CULTURA, Santa Maria Maior, Segunda Chamada, VIDA NA CIDADEComentários (0)576

Os trabalhos de preparação para a reparação da vandalizada fachada da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, no Chiado, começaram nesta segunda-feira (27 de novembro), com a colocação de uma estrutura de andaime. A operação inicia-se pouco mais de uma semana após aquela parte da parede exterior do templo, sobre o lado direito das escadarias principais, ter sofrido os efeitos de um fogo posto, que a deixou danificada, com a pedra a ficar enegrecida. A acção de depredação naquela que é conhecida também como Igreja dos Italianos ocorreu cerca das 4h da madrugada de domingo (19 de novembro), em simultâneo com outros actos vandálicos na zona, estando as autoridades policiais a investigar o caso.

 

A intervenção de reabilitação daquela parte da fachada da Igreja do Loreto acontece no mesmo momento em que se encontram perto do fim os trabalhos de restauro do interior do templo, culminando uma obra de requalificação iniciada há sete meses. A igreja foi mandado erguer em 1518, para servir a então crescente comunidade italiana de Lisboa, e inaugurada quatro anos depois. O edifício original foi destruído pelas chamas de um incêndio resultante do grande terramoto de 1755, tendo acabado por ser reconstruído três décadas depois. Na semana passada, uma fonte da paróquia lembrava a O Corvo o “esforço financeiro muito grande” relacionado com a operação de reabilitação patrimonial realizada nos últimos meses. A última intervenção de fundo ocorrera no início do século XIX.

 

Texto: Samuel Alemão

 

Pin It

Textos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *