Câmara de Lisboa vai construir uma ponte ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche

por • 8 Junho, 2016 • Actualidade, SlideshowComentários (9)1314

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) preparar-se para lançar, até ao final deste ano, o concurso público do projecto de construção de uma ponte, destinada aos peões e às bicicletas, sobre o vale da Calçada de Carriche – umas das principais entradas na capital, pela qual passam diariamente dezenas de milhar de automóveis. A infra-estrutura permitirá realizar a ligação entre as zonas ocidental e oriental do futuro Parque Periférico da cidade, ao mesmo tempo que assegurará aos ciclistas uma conexão eficaz entre a zona Norte de Lisboa e a área central da capital e ainda a Odivelas. O estudo prévio está já feito.

 

A ligação será estabelecida entre a área da Quinta dos Alcoutins, do lado ocidental, e o Vale da Ameixoeira, do lado oriental. Quando estiver construída, permitirá um contínuo atravessamento de bicicleta e a pé entre Monsanto e o Alto do Lumiar, num corredor junto à fronteira setentrional da capital. Disso mesmo deu conta José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde, na semana passada, durante uma reunião pública descentralizada do executivo municipal. Até à inauguração da ponte estarão concluídas as outras obras, em curso ou a iniciar em breve, de alguns dos parques verdes situados a montante a jusante da futura ligação e que constituem o esqueleto do Parque Periférico.

 

“Existe o problema da ligação da Quinta dos Alcoutins ao outro lado da Calçada de Carriche. Mas, neste momento, já temos pronto o estudo prévio para uma ponte para peões e bicicletas que vai ligar ao outro lado”, disse o vereador, na referida reunião, quando respondia às queixas de um munícipe pela enorme demora na concretização do Parque Periférico de Lisboa – um projecto anunciado pela CML, em 1992, quando Jorge Sampaio era presidente da autarquia, seguindo um plano elaborado pelo aquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles. Neste momento, estão a ser realizadas as obras da área verde que ligará o Vale da Ameixoeira à zona das Galinheiras.

 

Sá Fernandes considera que a nova ligação “é a parte mais importante para se ligar os dois extremos do Parque Periférico e, assim, não termos aquela barreira”, disse, falando sobre a Calçada de Carriche. “Esperamos lançar o concurso desta obra ainda durante este ano, mas ainda temos que fazer o projecto de execução”, anunciou o autarca, antes de explicar que a construção da passagem superior será aproveitada para realizar um arranjo paisagístico da área entre a Quinta dos Alcoutins e o olival adjacente, local a partir de onde a nova estrutura fará a ligação ao outro lado.

 

O Corvo tentou saber mais pormenores sobre a construção da ponte para peões e ciclistas, mas o responsável de comunicação do vereador José Sá Fernandes garante que, de momento, as explicações dadas publicamente pelo autarca são as que podem ser adiantadas.

 

Texto: Samuel Alemão

 

 

Pin It

Textos Relacionados

9 Responses to Câmara de Lisboa vai construir uma ponte ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche

  1. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Câmara de Lisboa vai construir uma ponte ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche https://t.co/FPYm279xh3 #lisboa

  2. Seremos 1º Mundo qdo se decidir pela implosão da Calçada de Carriche!

  3. Vasco diz:

    Poderiam arranjar um nome alternativo para o lugar, tipo Calçada das Marquises ou Calçada do Pato-Bravo.

    • SA diz:

      Porquê Calçada das Marquises? Porquê Calçada do Pato Bravo?

      Eduque-se.

      • Vasco diz:

        Eduque-se você. A calçada de Carriche é um hino aos prédios feios atolados de marquises. Não há o raio de uma varanda que tenha um vaso com umas plantas. Deduzo que você seja um dos moradores bimbos que aí vivem.

  4. Câmara de Lisboa vai construir uma ponte ciclo-pedonal sobre a Calçada de Carriche https://t.co/iiV93JB8Jj

  5. rui coutinho diz:

    e uma ciclovia na calçada da carriche, para quem vem de odivelas para lisboa?