31B e 32B, as primeiras carreiras de bairro da Carris, começam a circular em Marvila

por • 10 Julho, 2017 • Actualidade, MOBILIDADE, Segunda ChamadaComentários (3)278

As duas primeiras de um total das 21 novas linhas de autocarros das Carreiras Bairro da Carris, prometidas por Fernando Medina, em Novembro de 2016, começam a funcionar nesta terça-feira (11 de julho). A inauguração da 31B e da 32B ocorre, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal de Marvila, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do presidente da administração da empresa municipal, Tiago Farias, naquele que é anunciado como o primeiro lançamento de carreiras em 17 anos – o último foi em agosto de 2000. Nesta primeira fase, comunica a câmara, além destas carreiras, outras duas já existentes verão os percursos alterados e serão integradas na nova rede: nos Olivais, o 779 passa a 29B, e, em Santa Clara, o 757 passa a 40B. “Ambas apresentam agora uma maior frequência e um percurso mais longo”, diz a CML, anunciando também a integração no sistema Carreiras de Bairro da actual linha 400, do Parque das Nações, a qual passará a designar-se 26B e verá o percurso reformulado a partir de setembro. O início da 29B, da 40B e da 26B acontece ao longo deste mês, garante a Carris.

 

“Trata-se de um conjunto de novas carreiras que pretende reforçar a mobilidade local, criando complementaridade à rede já operada pela CARRIS. Estas novas linhas procuram gerar maior proximidade às infraestruturas mais importantes dos bairros, como escolas, centros de saúde, mercados e estações de metro”, diz o mesmo comunicado da autarquia. As Carreiras de Bairro funcionarão os sete dias da semana, entre as 7 e as 22 horas, tendo nos dias úteis uma frequência média de 30 minutos e aos fins-de-semana de hora a hora. Nelas são válidos todos os títulos da Carris, mas será criado um passe exclusivo para estas linhas, com o custo 10 euros para 30 dias. Na mesma nota, garante-se que a transportadora deseja “assegurar a existência de, pelo menos, uma carreira de bairro por freguesia”. “À medida que for possível aumentar a frota, vão sendo lançadas as restantes, tendo como previsão de conclusão desta rede em 2019”, promete a CML, que tem planos para comprar 250 viaturas e contratar 220 motoristas nos próximos dois anos.

 

De acordo com as informações avançadas, em janeiro deste ano, ao jornal PÚBLICO, por Tiago Farias, na véspera da passagem da Carris da administração central para a Câmara de Lisboa, as duas ligações de Marvila terão os seguintes percursos: “Um vai ligar a Rua do Açúcar, perto da zona ribeirinha, à Rua Eduardo Lapa, passando pelo Parque Urbano do Vale Fundão, por cinco escolas e o mercado, terminando não muito longe da estação de comboios do Braço de Prata. A outra carreira vai ligar vários pontos do bairro de Chelas, passando junto ao Parque da Bela Vista e ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)”. Nessa altura, referia-se também que o agora baptizado 29B, nos Olivais, asseguraria a ligação entre quatro mercados, nove escolas, um centro de saúde e as estações de metro dos Olivais, Cabo Ruivo e Encarnação. O 26B, no Parque das Nações, deverá assegurar um percurso entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e a parte norte do Passeio dos Heróis do Mar.

 

Texto: Samuel Alemão

 

 

Pin It

Textos Relacionados

3 Responses to 31B e 32B, as primeiras carreiras de bairro da Carris, começam a circular em Marvila

  1. Alfacinha diz:

    E pronto, já não bastava a palhaçada da rede 7 agora vão trocar as voltas todas à malta com mais esta invenção! Acrescentar um 7 ainda vá que não vá, agora dar números completamente diferentes com a desculpa do B e que se confundem com outras carreiras já existentes e que não têm nada a ver com as novas, é que não tem pés nem cabeça!

  2. JULIA diz:

    HOJE DE MANHÃ QUANDO FUI PEGAR O AUTOCARRO ROTINEIRO, UMA VIZINHA ME ABORDOU TODA CONTENTE, DIZENDO QUE A CARREIRA TINHA MUDADO, E QUE TINHA ACORDADO MAIS CEDO SÓ PARA IR VER ESSA MUDANÇA.
    VIMOS JUNTAS QUE AGORA O TRANSPORTE ATENDE ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO TAMBÉM AOS DOMINGOS E FERIADOS, E NÃO SÓ ATÉ AS 20H COMO ERA ANTES, MAS ATÉ AS 22H!!!
    ISSO É FANTÁSTICO! ADOREI A MUDANÇA!
    PARABÉNS!
    A POPULAÇÃO AGRADECE!!!!

  3. Miguel diz:

    Dois por hora nos dias úteis e um por hora ao fim-de-semana? Mas andamos a brincar com as pessoas? Espera-se mais pela carreira para a tasca do que pelo expresso para Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *