Começa a nova temporada de ópera do Teatro Nacional de São Carlos

por • 27 Outubro, 2014 • Dicas & Bicadas, Segunda ChamadaComentários (1)1546

A temporada lírica do Teatro Nacional de São Carlos, que se inicia nesta segunda-feira, 27 de Outubro, marca o regresso a uma certa regularidade na vida do único teatro lírico português.

 

Texto: Rui Lagartinho

 

Independentemente do valor intrínseco dos cantores que cantarão “Werther” de Jules Massenet, o regresso de uma encenação do britânico Graham Vick ao palco do Teatro Nacional São Carlos (TNSC) abrir a temporada lírica é uma boa notícia. Vick é um encenador reconhecido e associado às melhores noites de ópera aqui vividas nas últimas duas décadas: basta recordar a Tetralogia de Richard Wagner, “O Anel do Nibelungo.”

 

É uma temporada totalmente desenhada por Paolo Pinamonti, o antigo director artístico, que regressa agora como consultor artístico.

 

Para além de Werther, estão programadas a zarzuela “Os Diamantes de La Corona”, de Francisco Barbieri, uma produção do Teatro da Zarzuela de Madrid, “Macbeth”, de Verdi, que terá como protagonista a soprano portuguesa Elisabete Matos, e “La Cenrentola”, de Rossini, deixa ver em Portugal o trabalho de um dos mais solicitados encenadores da actualidade, Paul Curran.

 

Rui Horta encenará um dos momentos altos da temporada, uma nova produção da obra de Igor Stravinsky “The Rakes`s Progress”, com a direcção musical da maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) Joana Carneiro, que dirigirá também as récitas do bailado igualmente de Stravinsky “Pássaro de Fogo”, uma nova produção da Companhia Nacional de Bailado para ver, por altura do Natal, no Teatro Camões.

 

Para além da presença de Joana Carneiro, esta é a primeira temporada em que assume em pleno os destinos da OSP. Um facto que lhe permitirá “um relacionamento mais regular com os músicos, que é essencial para Sinfónica Portuguesa”.

 

Destaca-se a presença dos jovens maestros portugueses Rui Pinheiro e Pedro Neves, um bom sinal dos renovados tempos que se vivem neste teatro. O outro são a compra, confirmada pelo teatro, de pelo menos algumas centenas de assinaturas de espectadores regulares, que retomam assim hábitos arreigados, que tinham interrompido.

 

O orçamento da Opart (organismo que gere o TNSC) para a programação é, segundo o seu presidente, José António Falcão, de 1,7 milhões de euros.

 

Programação completa e mais informações em www.tnsc.pt

 

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